Você está aqui: Home Mabe Cronologia Década de 40

Década de 40

Uma década marcada pelo horror e a morte. A Segunda Guerra Mundial é total, não há campos de batalha definidos, o conflito armado acontece em terra, mar, ar e em cidades e vilas com civis no fogo cruzado dos exércitos mecanizados. A Europa praticamente é devastada. Os aliados vencem o nazismo provocando um reordenamento geopolítico, o mundo é dividido em dois, o Ocidente capitalista e o Oriente comunista. Carmem Miranda é o Brasil que faz sucesso. Nas telas do mundo estreia a obra emblemática do cinema, Cidadão Kane, de Orson Wells. E a década termina com uma novidade de encher os olhos, a invenção do sistema de transmissão de televisão colorida.

 

Ano

Fatos ocorridos na vida do artista

Fatos ocorridos no Brasil e no mundo

 

 

 

1942
18 anos

Pensa em realmente tornar-se pintor.

A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, limita as atividades da colônia japonesa no País, impedindo a reunião dos artistas e provocando a dispersão do Grupo Seibi.

1945
21 anos

Inicia-se na pintura a óleo e faz suas primeiras cópias das obras Foz do Iguaçu e Terra Natal, do pintor, desenhista e ilustrador carioca Antônio Parreiras.

Os soviéticos libertam o campo de concentração de Auschwitz e aproximam-se de Berlim, a guerra está chegando ao fim. Hitler, o ditador nazista, se suicida, Mussolini, o ditador italiano ,é fuzilado. Um novo organismo para a paz é fundado, a carta das Nações Unidas é assinada por 51 países, o Brasil entre eles, formalizando assim a criação de um órgão internacional para garantir a paz mundial e incentivar a cooperação entre as nações.

1947
23 anos

Visita pela primeira vez a cidade de São Paulo e conhece o artista plástico Tomoo Handa, um dos fundadores do Grupo Seibi.

São reiniciadas as atividades do Grupo Seibi em ateliê coletivo, com o ingresso de novos artistas.

1948
24 anos

Compra um sítio de café.
Conhece o Grupo 15 e se encontra com o Sr. Yoshiya Takaoka, outro fundador do Grupo Seibi, em São Paulo.

 

1949
25 anos

Falece o pai, Soichi Mabe.

A Companhia Vera Cruz, a maior produtora de cinema já montada no país, inicia suas atividades.